Frei Jaime Bettega. OFMCap. em Caxias do Sul, RS.

Bom Dia!

O amanhecer é portador de claridade e de possibilidades…

O domingo é repleto de espiritualidade…

É um privilégio poder se conectar com Deus… Ele é a fonte de todo o bem… É em Deus que encontramos a paz… Num tempo de tanta agitação e de muito estresse, que a fé possa nos mostrar o caminho da superação… No dia da consciência negra, que possamos confirmar a cultura do respeito… Feliz domingo!

“Nada é em vão, nem os nossos esforços, nem as nossas orações.” (Cecília Sfalsin).

A vida é um dom maravilhoso. Como tudo é aprendizado, nem todos se esforçam para assimilar os diferentes conteúdos, que surgem em cada etapa da vida. Ainda bem que a reflexão está ocupando um crescente espaço. Muitas coisas tocam o coração, inclusive o desejo de dar à vida um significativo sentido. A formalidade vai continuar exigindo a construção do saber.

O conhecimento ocupa um espaço determinante em nossa vida. Sem questionar e aprofundar o cotidiano, a superficialidade pode maquiar as decisões e desfazer as opções. Cada pessoa é um mundo, carregado de razão e de emoção. O diferencial, porém, está no esforço de querer acertar, avançar, melhorar e plenificar. Nada é em vão, mas é necessário prestar muita atenção. Qualquer divagação é suficiente para nos deixar na contramão da história e dos sonhos.

O esforço é sempre bem-vindo. Ninguém deveria deixar de lado a persistência, protelando algumas decisões. Mas tem algo que está ao alcance de todos, que não exige esforço e não provoca cansaço: a oração. Se nada é em vão, nenhuma prece é perda de tempo. Andamos rezando menos do que em outros tempos, com a desculpa da falta de tempo.

Quem não coloca Deus como prioridade, dificilmente pratica a oração. Mesmo acreditando que, num futuro próximo, a espiritualidade estará mais presente, algumas pessoas andam vazias demais, por não reservar tempo para Deus. Se somos corpo e alma, deveríamos manter o equilíbrio, isto é, cuidar do corpo e cultivar a alma.

As pessoas mais agitadas e irritadas estão descrentes da espiritualidade. A oração, alimento espiritual, é capaz de acalmar, proporcionar paz e ordenar os sentimentos.

O Natal está quase chegando e as ofensas não estão dando trégua. Rezemos pela paz.

Bênção! Paz & Bem!

Santa Alegria!

Abraço do Frei Jaime