Frei Jaime Bettega, OFMCap. Caxias do Sul, RS.

Bom Dia!

Um novo dia e um novo mês se apresentam, ao mesmo tempo…

Bem-vindo, Novembro! Tenho certeza que será um mês de muitas realizações… O ano já vai adiantado e a sensação é a mesma de sempre: como está passando rápido! No calendário, hoje é o dia de todos os santos. Mas a Igreja celebra esta importante data no próximo domingo…

A santidade é um jeito espiritual de ser feliz, na terra e no céu… Abençoado mês! “Escute as necessidades da sua alma.” (@rubiadecome). O ser humano está sempre necessitado de alguma coisa. Somos inacabados e, na maior parte das vezes, insatisfeitos. Depois de um tempo, quando os anos alcançam um somatório significativo, as necessidades espirituais se apresentam de forma insistente.

Não é impressão, é um fato interessante: a maturidade aprofunda a espiritualidade. Quando amadurecemos deixamos a calmaria invadir nosso coração, reservando um espaço para a meditação. O processo de desmaterialização já se faz visível, em todas as camadas sociais. Não se trata apenas de somar anos, mas de dar significância aos fatos, acontecimentos e sentimentos.

As necessidades da alma não estão centradas no material, mas no transcendente. Acho maravilhoso esse movimento de desapego material, de descoberta de outros valores e de encantamento com o mistério da vida terrena e celestial.

A cada dia que passa é um dia a menos de existência corporal. Isso é profundo e instigante. Ainda bem que podemos acreditar na vida eterna e, assim, aos poucos, desvendar uma outra realidade que é desconhecida racionalmente, mas que a alma já sabe que existe.

Em dosagens diferenciadas, todos buscam amar e ser amados. Num determinado momento da caminhada, o cantar dos pássaros se torna sonoro, o desabrochar das flores prende a atenção, o balançar das folhas desperta a curiosidade e o pôr de sol provoca admiração.

Enquanto o físico se encontra, lentamente, com o declínio, a alma ocupa os diferentes espaços que despertam a santificação. Tenho consciência de que não caminhamos para o fim, mas para uma passagem, onde todas as explicações cessam, para ampliar os horizontes do amor.

Quanto tempo faz que você não escuta as necessidades da sua alma? Ainda bem que muitos ruídos já cessaram e os ânimos já se encaminham para o equilíbrio. Sinto saudades do silêncio, da brisa suave, das melodias que elevam a alma, dos gestos de bondade que encantam.

A saudade é reservada às pessoas que, um dia, se encontraram com o amor.

E como foi lindo aquele encontro.

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!