NOTICIAS BOAS: ENESER 2025

 

UNESER/COMUNICAÇÃO

Por: José Ribeiro – Paraíba

Com as graças de Deus, as bênçãos de Maria, proteção de São Geraldo e a boa vontade dos amigos, a UNESER realizou mais um Encontro Nacional dos Exseminaristas Redentoristas (ENESER), o trigésimo, o qual foi um sucesso.

O XXX ENESER ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de julho de 2025, em Aparecida, nas dependências do Seminário Redentorista Santo Afonso, hoje conhecido como casa de Hospedagem Santo Afonso.

Consideramos que o ENESER 2025 foi muito bom, tanto em termo quantitativo quanto qualitativo:

Em termo quantitativo tivemos 89 inscrições e uns 80 participantes. Umas 10 desistências por motivo de saúde e outros.

Participaram do encontro uns 40 exseminaristas e 3 padres: João de Deus, Salvador;  João Batista, nosso Direto espiritual, a quem agradecemos de coração; e o padre Marcus Vinícius de Miranda, da Diocese de Ribeirão Preto, exseminarista redentorista. Os demais são amigos e familiares, a quem agradecemos pela participação.

Além dos participantes inscritos, recebemos a visita de padres, diáconos e amigos no decorrer do encontro.

Já em termo qualitativo, posso afirmar que o encontro foi maravilhoso, a começar pelo equilíbrio no uso tempo: acolhimento, oração, recreação, confraternização, diversão e alimentação.

O trigésimo ENESER coincidiu com os trezentos anos do nascimento de São Geraldo Magela. Que maravilha! Podemos dizer que esse encontro foi marcado, agraciado e abençoado por esse grande Santo Redentorista.

.           Os organizadores do evento fizeram questão, acertadamente, de dedicar alguns dos momentos de oração a São Geraldo, seja para pedir, seja para agradecer, ou mesmo para conhecer um pouco mais de sua história.

Rezamos e refletimos com Geraldo durante ato penitencial e do terço no caminhar de São Geraldo. No decorrer das orações refletimos sobre a Encarnação, Paixão e Eucaristia. E ainda sobre algumas das suas qualidades: costureiro alfaiate, jardineiro fiel, enfermeiro dedicado, porteiro acolhedor, padeiro devoto e  amoroso protetor da maternidade.

Além desses momentos de oração, tivemos a oportunidade de participar do Banquete da Eucaristia celebrado na casa da mãe Aparecida. Momento esse, antecedido pelo cato do Ângelo, na escadaria da Basílica, sob a regência do maestro Rangel.

Com certeza esses momentos de oração fizeram a diferença do nosso encontro. Cantar, refletir, chorar e sorrir enquanto rezamos é muito bom. Mas não para por aí, tivemos outros momentos maravilhosos que precisam ser descritos e narrados aqui.

Na sexta, dia 26, quem chegou mais cedo pode perceber que cada reencontro era uma festa, com largos sorrisos, fortes abraços e boas tapas nas costas.

A recepção, seguida de oração e cânticos, foi marcante. Quem não emociona ao rezar na capela Santo Afonso, principalmente que lá já rezou nela muitas vezes, como eu.

N sábado, dia 27, depois da oração e café da manhã, tivemos um longo tempo de partilha das experiências vividas pelos exseminaristas e acompanhantes. Foi um tempo de fortes emoções e aprendizagens.

Ainda no sábado, à noite, tivemos um momento dedicado à cultura artística. Tivemos nossa noite de sarau, com apresentação de contos, crônicas, poesias e músicas. Foi um momento prazeroso, marcado pelo choro e pelo riso, por fortes emoções.

O padre João Batista, diretor espiritual da UNESER, esteve conosco durante os três dias. Em uma das suas falas, provocou a UNESER, dizendo que a exemplo de Santo Afonso, precisamos descobrir um novo jeito de ser missionário.

Outro ponto importante que merece ser destacado foi a presença do A12 no nosso encontro, gravando e fotografando parte do evento. Bem com a do Evandro Brum, que reza o terço com a UNESER, as sextas feira na Rádio Aparecida.

Para terminar esse relato, gostaria de dizer ao Pedro Luiz Dias, que os objetivos do trigésimo ENESER foram alcançados: houve celebração da vida, da amizade e da espiritualidade redentorista, principalmente a espiritualidade de São Geraldo Magela; o sentimento de pertencimento à família UNESER foi reforçado e o compromisso com os valores da nossa formação foram renovados.

Deus continua nos chamando e Santo Afonso permanece nos inspirando.

Muito obrigado, estimados!