Padre Antônio Dezidério: missionário das enchentes e das vazantes dos rios.

Nosso amigo “TIRI” ou Padre TOINHO, missionário Redentorista da Província de S. Paulo, redescobre e encarna, com outros confrades, o carisma de Afonso na pastoral, em 68 comunidades das margens do rio Solimões, quer esteja em épocas de cheia dos rios, quer em tempos de vazantes, dentro da área da Igreja local da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré ,em Manacapuru.

Nós, uneserianos, o conhecemos em sua generosa alegria e simplicidade de vida, desde quando foi o diretor espiritual da UNESER. Conheceu o Amazonas ao vir participar e inspirar os encontros dos ex-seminaristas.

A realidade amazônica, também inspiradora, foi forte em sua vocação, embora como diz:
“…digo que me arrependo de não ter vindo uns dez ou vinte anos antes, para trabalhar por essas bandas.”

Cada viagem pastoral que faz, noticia para seus grupos de whatssap a saída, o retorno é o roteiro, entre terça e sexta feira, tornando cada dia para as comunidades, como intensa Eucaristia dominical e outras ações de confirmação e formação dos ministros leigos locais. Sempre vai com outro confrade, em barco da paróquia ou nos barcos velozes de linha no transporte de passageiros.

Mostrou-nos, no encerramento do VIII ERESER, a satisfação de ser reconhecido como missionário ao passar no rio. Os moradores das casas nos beiradões já o reconhecem e o saúdam com as mãos.

Nosso “embaixador em missão ribeirinha” nos representa e dá razão de poder ajudá-lo com nossas orações e doações.

Eu, Diretor de Liturgia da UNESER, afirmo que toda a nossa entidade se sente evangelizando, por intermédio do “Tiri”, o Pe. ANTÔNIO Dezidério, leva junto o carisma de Santo Afonso por aquele Jardim de Deus.

 

Nelson Peixoto Diretor de Liturgia da UNESER