Marcos 7,32-35: “Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão, em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer “Abre-te!” Imediatamente, seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.”

Jesus, ao curar este homem, o senhor não lhe impôs a mão, mas realizou todo um rito, com gestos significativos. Primeiro, afastou-o da multidão barulhenta, depois, colocou os dedos em seus ouvidos e tocou-lhe a língua com sua saliva. Em seguida, o senhor olhou para o céu, suspirou e disse: “Efatá!” O milagre aconteceu, e o homem pôde ouvir a sua voz e falar. Com toda certeza, cheio de alegria, contou a todos a graça que havia recebido. Senhor, essa é uma cura de que todos nos necessitamos. Desde o nosso batismo, temos recebido os ritos da Igreja, que nos repetem os seus gestos e nos tornam aptos para ouvir e para falar o seu Evangelho. Mas, vivemos mergulhados numa multidão barulhenta demais, principalmente pelos sons e vozes que nos chegam através dos celulares, computadores, televisores, rádios, alto-falantes, etc. É preciso que o senhor nos afaste também dessa ‘multidão’, porque estamos ficando surdos e mudos à sua Palavra. Além disso, o poder da mídia tem sido usado para calar a voz de muita gente e para fechar as pessoas em ideologias negativas, que só criam divisões e ódios. Precisamos que o senhor volte a nos dizer “Efatá!”, para nos devolver a capacidade de ouvir a sua Palavra e de anunciar o seu Reino de paz, de justiça e de fraternidade.
Maria santíssima, Mãe do nosso povo, interceda para que todos tenham vez e voz, e ninguém fique surdo e mudo diante da Palavra do seu Filho. Ajude-nos a fazer silêncio ao nosso redor, para que possamos escutar a voz de Jesus, que sempre fala ao nosso coração. Amém!

Padre José Ulysses Silva, C.Ss.R.