Ms. Dr. Sergio Alejandro Ribaric’, professor no ITESP, no MSB e palestrante.

Nos dias 19 e 20 de janeiro ocorreu, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o 1º. encontro de professores e pesquisadores de Mariologia  do Brasil.

Numa iniciativa da ABM, Associação Brasileira de Mariologia, entidade fundada em 16 de julho de 2022, é uma associação católica de fiéis, que reúne teólogos, pesquisadoras e pesquisadores, na área de Mariologia de todo o país.

A finalidade é desenvolver a reflexão teológica e a devoção à Santíssima Virgem e tem como proposta incentivar e apoiar trabalhos no campo da pesquisa em Mariologia e áreas afins, como as ciências da religião.

Com a presença de D. Orlando Brandes Arcebispo de Aparecida e de D. Murilo Krieger e sob a presidência da ABM, professora Dra. Lúcia Pedrosa de Pádua , da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro (PUC RJ) foi um encontro de dois dias muito proveitoso para todos que trocaram suas experiências, como professores de Mariologia nas diversas faculdades e universidades.

O encontro foi planejado para propiciar debates, palestras, eventos e atividades nesse campo da vida acadêmica de forma inculturada, multiétnica, interdisciplinar, transdisciplinar e aberta ao diálogo inter-religioso e cultural, sobre Mariologia, com fundamentos na Sagrada Escritura,

Esse 1º Encontro contou com mais de 44 professores e teólogos, além de renomadas pessoas da Teologia Mariana, como a professora Lina Boff , Pontifícia Universidade Católica – PUC RJ, Padre João Carlos Almeida (Padre “Joãozinho”), Padre Mauro Vilela da Silva, diretor de produção  da TV Aparecida, Padre Awi Mello, Superior Geral dos Padres de Schoenstatt, Stefano Cecchin, presidente da PAMI – Pontifícia Academia Mariana Internationalis, Afonso Murad, Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia – FAJE MG, e a artista sacra Marli Bueno.

Plenário de Debates da
ABM.

Atualmente as pesquisas e estudos sobre Mariologia despertam forte interesse considerado como um verdadeiro desafio teológico, em nossos dias, pois  convida a todos, numa fidelidade criativa à Tradição, a prestar esse serviço qualificado em espírito de escuta da Palavra de Deus, do “sensus fidei” (percepção dos fiéis) do Magistério do Papa Francisco e dos carismas na Igreja.