Dr. Miguel Ângelo Peixoto. Médico e missionário.

O alcoolismo é uma doença com grande desafio para o seu tratamento,multiprofissional. Este é um importante convite para reflexão a fim de  melhorar a qualidade de vida de quem passa por esse processo , assim como todas as pessoas que o cercam.
Momento também de cuidar da sacralidade do nosso corpo, templo de Deus ( Espírito Santo).
Seguem , agora , dados que são alertas para o consumo de uma substância QUÍMICA, potente , o ÁLCOOL, com efeitos adversos que acometem o organismo como um todo, como o cérebro ,coração, ossos , fígado, entre outros, além dos prejuízos no contexto pessoal, social, espiritual e profissional.
Na pandemia , aumentou muito no Brasil a ingestão de álcool pesado, episódico, ou seja 60 g de álcool segundo a OPAS ( Organização Pan Americana de Saúde).

A OMS demonstra que 3 milhões de mortes estão associadas ao alcoolismo. E correspondem a 5% de todas as doenças mundiais.

A ingestão de álcool, sem medida , pode levar a uma doença crônica, denominada de Transtorno do Uso de Álcool (TUA), conhecida no passado como alcoolismo ou dependência do álcool.

O maior desafio desse quadro é que a intervenção médica e multiprofissional, nunca é precoce, ela só acontece quando ocorre algum problema de saúde, do desenvolvimento de acidentes e dos problemas legais. Desta forma , a doença impacta prejudicialmente nas condições socioeconômicas, na saúde mental, nas relações interpessoais, na vida profissional e o bem estar físico.

Para grande parte cabe tratamento com educação para o paciente e família, apoio psicológico, frequência em grupos de apoio (alcoólicos anônimos-AA) e medicamentos , objetivando melhorar a qualidade de vida do paciente. Então , vamos refletir e  ajudar , se estivermos incluídos ou ajudar o próximo que está ávido pela ajuda, sendo um gesto cristão de misericórdia , saindo da nossa pequenez e miséria , atingindo o “coração” do próximo com empatia e amor.

O álcool etílico, presente em todas as bebidas alcoólicas em diferentes concentrações é uma substância tóxica para o organismo.

A OMS ADVERTE que não há um volume seguro para prejudicar o bom funcionamento do organismo. O  álcool é um depressor do sistema nervoso central (SNC), sendo rapidamente absorvido pelo trato digestivo , chegando na corrente sanguínea e que vai ser metabolizada pelo fígado, o qual tem capacidade limitada de processá-lo. Assim, a quantidade ingerida corresponderá à intensidade de efeitos no corpo.

Para termos a noção , a quantidade de álcool em um copo comum é de 14g, o que equivale a uma lata de cerveja de 350ml ou uma taça de 150 ml de vinho. Então, o beber moderado corresponde a 1 porção para mulheres/dia e 2 porções para o homem/dia, não existindo diferença no tipo de bebida e sim a quantidade de ingesta de álcool bebida.
O consumo excessivo de álcool, deixa a pessoa no estado de embriaguez, que cada vez mais vai precisar de maiores doses para obter os resultados satisfatórios.

Existe o beber em “binge” ou beber pesado episódicos , este mais comuns em jovens, onde homens bebem 5 ou mais doses e mulheres de 4 ou mais doses, na mesma ocasião e durante 2h. E a outra forma seria o beber pesado , homens 25 doses por semana e mulheres 8 doses. Lembrando que o álcool ,como a OPAS adverte acima , NÃO HÁ DOSE SEGURA PARA GERAR MALEFÍCIOS PARA O ORGANISMO.

Os efeitos para o corpo da ingesta do álcool, pode ocorrer em curto ou longo prazo, segundo informações importantes abaixo:

Curto prazo com:

1 a 2 unidades de álcool , aumenta a frequência cardíaca, dilatação dos vasos sanguíneos , uma leve sensação de relaxamento, euforia e prazer.
4 a 6 unidades , afetam o SNC , onde a capacidade de julgar e tomar decisões ficam diminuídas , tornando-se mais * imprudentes* e desinibidas . Reflexos e coordenação são afetados.
8 a 12 unidades, pioram os reflexos, fala e visão alteradas e o fígado exaure a capacidade de metabolizar o álcool.
10 a 12 , todos os sintomas referidos acima pioram muito , gera sonolência e aumenta o risco de acidentes, por muitas vezes , fatais e que envolvem , também, outras pessoas. Ainda * há* os estados de náuseas, vômitos desidratação , dor de cabeça, a conhecida ressaca.
Mais de 12, letargia profunda , inconsciência, coma, parada respiratória e morte. Acidentes graves , agressividade, comportamento antissocial, sexo desprotegido e suas consequências e perdas de objetos pessoais , entre outras situações desagradáveis para o doente e o seu meio.

Agora os efeitos a longo prazo:

Doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, AVC( derrame).
Doença do fígado, aumento da gordura ( esteatose hepática) , cirrose hepática e suas complicações.
Pancreatite, Câncer de cabeça, pescoço , boca , mama, fígado , intestino entre outros.
Depressão, demência , infertilidade , impotência sexual , ejaculação precoce.

Por tudo isso , o TUA é classificada como uma doença crônica. A causa destes transtornos parece ser multifatorial, como fator genético , influência ambiental , social , ambiente familiar , nível de cognição e presença de alguns transtornos de personalidade, como: desinibição, impulsividade, depressão e de socialização.

Apresentamos alguns sinais e sintomas do TAU:

Dificuldade de limitar o uso de bebida alcoólica;
Continuidade da prática da ingestão do álcool , apesar disso levar a prejuízos da vida pessoal , social e profissional;
Necessidade de beber sempre mais para produzir o efeito;
Desejo intenso de beber , que impede de fazer outras atividades.
E geralmente , a pessoa tem dificuldade de reconhecer o limite de parar de beber e culpa até, outras pessoas. Desta forma é que procuram ajuda, nos estados avançados do transtorno ( TUA).

Situações em que você deve procurar ajuda:

Preocupações de amigos e familiares, como a forma que você bebe; sentimento de desconforto diante das críticas;
culpa por beber; dificuldade de parar de beber, mesmo com vontade de fazer e vontade de beber logo pela manhã , para tirar a ressaca da bebida do dia anterior.
O tratamento envolve medidas medicamentosas e não medicamentosas, com equipe multiprofissional . Marque uma consulta com um médico de sua confiança para orientação. Entre elas , educação do paciente e família, psicoterapia e frequência em grupos de apoio importante , como os alcoólatras anônimos (AA), inclusive com os familiares.
Existem uso de medicamentos , que se necessário , o seu médico orientará.

Lembremos, nosso Deus nos fez para viver e viver em abundância, aproveitando o que de bom existe, sem nos prejudicarmos. Não viver de forma tão limitada . Creia Nele. E vamos caminhando para nossa santidade diariamente.

Persistência e coragem para ajudar-nos e ao próximo. Paz e bem. As pessoas não merecem cometer auto-suicídio e sim , serem felizes!