O PORTAL UNESER recebeu, há pouco, de Dom Darci Nicioli, um belíssimo vídeo que traz uma fraternal mensagem de Natal de amigos que temos no Centro Aletti (HOME – Centro Aletti), em Roma.

Acima está a página oficial desse abençoado centro de espiritualidade, educação e cultura artística. Vale a pena uma visita virtual ali.

O CENTRO ALETTI
Uma comunidade que estuda o impacto entre a fé cristã e a dinâmica cultural de nosso tempo, levando em conta a tradição cristã do leste e do oeste, para que possamos indicar juntos o Cristo vivo.
A mensagem está no idioma italiano, contudo é de fácil compreensão está em narrativa pausada e repleta de carinho pelo povo brasileiro.

https://youtu.be/_omlCqyPQxM

“Eu queria inaugurar pessoalmente este Centro de Estudos e Pesquisas “Ezio Aletti”, porque foi recentemente criado como parte do Pontifício Instituto Oriental, com o objetivo de criar oportunidades privilegiadas para conhecer e trocar sobre o cristianismo do Leste Europeu. Pretende, em particular, incentivar entre os próprios orientais a busca do significado da fé nas consequências da queda dos regimes marxistas e diante da disseminação de aquisições, mas também dos falsos mitos da cultura ocidental.
 Acho particularmente significativo o confronto fraterno entre católicos e ortodoxos que é promovido aqui, animado por homens e mulheres religiosos que disponibilizam seus conhecimentos para você. Aqui já podemos ver como viver juntos, nos conhecermos, enfrentar insights comuns é uma forma real na busca de uma comunhão mais profunda entre as Igrejas. Queremos colocar este Centro sob a proteção da Virgem Santíssima.
Santa Mãe de Deus, você que é mais ampla que os céus, porque você tem fechado em você aquele que os céus não podem conter, vire seu olhar materno para esta casa onde homens e mulheres buscam, no silêncio da escuta e na comunhão de corações, um futuro de fé para a Europa e se esforçam para descobrir o que querem para agarrar as mãos estendidas dos homens e mulheres de hoje. Dê-lhes a paz dos peregrinos e a alegria de caminhar juntos, para que a Europa também possa receber cada vez mais em seu ventre, como você fez, a Palavra da Vida, a única esperança do mundo.”
(João Paulo II no Aletti Centre em 12 de dezembro de 1993)

 

fotos: bancos de dados bing image