BEATA CELESTE CROSTAROSA: PRESENÇA FEMININA NA VP DE MANAUS, POR NELSON PEIXOTO

NELSON PEIXOTO, Diretor de Liturgia da UNESER.

Na inspiração do documento de Medelin, os missionários redentoristas da Vice Província de Manaus, no final dos anos 70, venderam o seu Convento com o intuito de se achegarem mais perto do povo, morando em casas simples. O seminário maior e a sede vice-provincial foram transferidos para o terreno, onde se situava-se a antiga casinha de retiro dos confrades em dias de folga, retiros e passeios de grupos paroquiais.
Com o crescimento da cidade e a poluição das águas, as instalações foram vendidas. A partir de então, procurou-se um lugar mais afastado da cidade para servir de casa de Retiros, Encontros e Assembleias dos redentoristas e leigos associados.
O terreno e as edificações eram já construídas, mobiliadas, inclusive com piscina e outras comodidades. Era suficiente para o número de confrades da época. Bastariam umas modificacões para dormitório e capela.
Na primeira Assembleia no local, os confrades foram convidados a escolher o nome.

Havia um trio de confrades, muito ligados que refletiam o papel da mulher na vida religiosa e no desenvolvimento da sexualidade, para um celibato por serviço do Reino e por amor integral aos mais abandonados. Além de tudo, tínhamos uma profunda amizade com uma jovem mulher chamada Rosa. Esta, por sua vez, tinha uma irmã que estava na primeira profissão dos votos. Era um momento histórico que muito se refletia no papel da mulher na igreja e no movimento social.
Para nós, era importante ternurizar o vigor missionário dos confrades, e por mais que não tivéssemos muitos detalhes da vida de Celeste CrostraRosa, sabíamos que Afonso tinha um profunda e espiritual afeição por ela. Tal afeição humanizava Santo Afonso que, até então, nos parecia severo em sua moral, embora soubéssemos que tinha um amor apaixonado por Jesus e Nossa Senhora.
No contexto de “batizar” a casa de Retiro, o contágio desses confrades foi decisivo para que o nome fosse CrostaRosa.
A votação seria entre dois nomes sugeridos: Crostrarosa e Scala. Os argumentos de defesa de cada nome aconteceram com muita serenidade e sem precisar fazer “boca de urna”.
Os favoráveis ao nome CROSTAROSA apresentaram os motivos. enfatizando a integração do feminino e do masculino na vida religiosa pessoal e pastoralmente. Os confrades, quase por unanimidade, votaram para dar o nome de Cristrarosa. Três ou dois votos para o nome Scala não fizeram objeção. Na verdade, Scala era proposta de nome do confrade que fizera toda transação de compra e liderava a operacionalização da Assemblea, como economo e de extrema gratuidade e dedicação a todos. Um voto forte foi de um confrade que fora diretor espiritual de uma vocacionada que seguira para ser monja redentoristina de Crostarosa em Itu, SP
O nome Crostarosa, a partir desse evento e do lugar que se passou a se chamar assim, foi uma graça de valorização na espiritualidade redentorista. Desde, então, religiosas psicológas, tanto do Brasil quanto dos EUA, vieram pregar retiros para os confrades nos anos 80.

Conclusão:
A Vice Província de Manaus em sua trajetória missionária e busca de inculturacão amazônica, conferiu ao carisma de Afonso o elemento feminino, que valente e ousado, testemunhou a Copiosa Redenção.
Essa integração foi germinando, desde o convite para Província americana das Irmãs do Preciosíssimo Sangue. Convidadas para acompanhar e vir trabalhar conjuntamente com os missionárias redentoristas nos colégios, postos de saúde e na catequese. Ocorreu essa parceria, tanto na cidade quanto pelas beiras dos rios.
Destaco três Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristos nesse trabalho missionário que eu conheci e com as quais trabalhei. Formaram equipes volantes do MEB (Movimento de Educação de Base) nas áreas rurais e nas pequenas cidades. São elas, Irmã Alberta, Irmã Paulina e Irmã Terezinha Fernandes.
Missão, apostolado e vida de oração, integrando o masculino e o feminino entre si e com carismas fundacionais de outras congregações femininas. Juntos anunciaram o Evangelho ao longo desses anos para louvor a Deus e gratidão à Santo Afonso e a Beata Maria Celeste Crostarosa.