Nelson Peixoto, Manaus (AM)
Diretor de Liturgia da UNESER.

Com humor agradecido pelos 80 anos da presença redentorista na Amazônia, com a alegria do Evangelho, podemos brincar, dizendo que o “Da Mata” foi o instrumento do chamado para chegarmos às Florestas e aos beiradões dos rios, lagos e igarapés da Amazônia, a fim de viver a COPIOSA REDENCÃO, PERTO DELE, nas pessoas dos pequenos do Reino.

 

Dom João da Mata, o bispo de Manaus, em 1943, concretizava seu sonho de ter a presença missionária do Carisma de Santo Afonso, em Manaus, como trampolim de avanço para a região do Médio Rio Solimões (Manacapuru, Codajás e Coari), e uma saida para o mar, Belém, Maranhão e Piauí.
Foram 80 anos de entrega da vida de Padres, Irmãos e Irmãs, leigos e leigas, associados na fé e nas pastorais, sobretudo das Santas Missões. Todos nós marcados por simbiose vivencial à Espiritualidade Redentorista!
Assim, celebramos na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, trazendo todos na Memória Viva da Redenção.
Era a abertura celebrativa das oito primeiras décadas do evento inicial que mostrou a Cruz Missionária no peito dos pioneiros, pelo Amazonas. Pois, aconteceu no entardecer de um dia de calor, que os primeiros passos cruzaram as poucas ruas e os becos do bairro de Nossa Senhora Aparecida.
Daquele fim de tarde, tal como fizera Afonso nas serranias de Nápoles, quando reunia os primeiros cabreiros ao redor da Cruz Redentora. Assim acontecia, no dia 19 Novembro de 2022, com a multidão vinda das comunidades identificadas com a Missão CSSR.
Os pastores das “cabras e cabritos” de outrora, foram nos convencendo, ao longo do tempo que o rosto amável do Pai, estampava o sorriso de acolhida e pronunciava o convite “Vem e Segue-me”. E nós nos tornamos “ovelhas nos ombros de Jesus” para uma “Igreja em saida”.
A alegria de Santo Afonso e dos Missionários, que aqui gastaram suas vidas, celebram as Bem-aventuranças e contemplam do Céu essa multidão em festa de gratidão!
PARABÉNS, COMISSÃO CELEBRATIVA DOS 80 ANOS DA MISSÃO REDENTORISTA DA AMAZÔNIA!
Parabéns, Pe. Miguel Mcintosh, testemunha viva dos norte-americanos que chegaram para plantar, cuidar e frutificar as vocações nativas!
Parabéns pela liderança servidora do Pe. Amarildo Luciano, como último Vice-provincial, para um tempo novo que agora se abrirá com um grande Província, unindo o Brasil missionário de norte a
Sul, em um grupo apostólico, que antes estava disperso, desde os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre, Amapá e Amazonas.
Agora, mais do que nunca “Missionários da Esperança nos rastros de Redentor”.