Nossos santos e beatos são pessoas que viveram com simplicidade e buscaram anunciar no meio do povo o evangelho. Não foram pessoas especiais, no entanto a especialidade consiste, sobretudo em colocar em ação, não o rotineiro da vida redentorista, mas especialmente a capacidade de saber ser redentorista de acordo com o mais profundo de nossa vida: descobrir os mais abandonados e a melhor maneira de socorrê-los com grande zelo e iniciativas sempre novas. Essas pessoas se caracterizaram não tanto pela novidade, mas pela sempre renovada maneira de agir extraordinariamente assumindo o melhor de nosso carisma.

Sempre se deve ter em conta que o carisma não se fixa nas obras, mas na intuição pastoral de sempre procurar novos modos de atender à finalidade. Isso se chama fidelidade criativa. Não se fixar em formas, mas fixar-se no essencial, que vai sempre indicar novas formas.

O próprio Santo Afonso, nosso fundador, compreendeu isso quando, segundo Tannoia, respondeu aos napolitanos que riam dos redentoristas que viviam nos Estados Pontifícios que iriam mandar os dois novos confrades alemães para fundar na Europa Norte: “Alguns dos nossos riam-se da casa sonhada pelos pontifícios na Alemanha. Afonso não. Tomando conhecimento dos santos desejos destes dois alemães, alegrou-se extremamente. Deus, disse, não deixará de propagar por meio destes dois sua glória nesta parte do mundo. Na falta dos jesuítas, aqueles lugares ficaram meio abandonados. As missões lá serão diferentes das nossas. Ali é mais útil, porque estão no meio de luteranos, e calvinistas, as catequeses que as pregações, e depois preparar as pessoas para deixar o pecado. Podem fazer muito bem estes bons sacerdotes, mas tem necessidades de maiores luzes. Acontece em seguida a fundação, como vou dizer depois, não em Viena, mas em Varsóvia “(Vita di Sant’ Afonso IV, 17-148).

Os santos e beatos foram de grande força apostólica e pessoas de uma capacidade muito grande de trabalho e procuravam todos os meios para levar os outros ao caminho da santidade. Foram confessores e diretores, lideres espirituais de grande peso. Viveram situações adversas a uma normal e serena vida de comunidade. Foram empreendedores e criadores de grandes novidades.

Ao iniciarmos esta nova área de reflexões e referências o PORTAL UNESER oferece, a todos os seus leitores e membros da associação, a oportunidade de publicar novos artigos e pesquisas sobre a vida dessas pessoas abençoadas  que seguem nos inspirando em nosso cotidiano.

 

Beata Madre Maria Celeste Crostarosa

Santo Afonso Maria de Ligório

Rosemilton Silva, ex-seminarista e jornalista