Francisco (Chico) Machado. Missionário e escritor.

Quinta feira da Solenidade da Natividade de João Batista.
Neste dia damos uma parada no tempo comum para celebrar o nascimento do Batista, o precursor. O dia certo seria amanhã, mas, em virtude da coincidência da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrado nesta próxima sexta feira, a liturgia católica antecipou este momento tão importante para a história do cristianismo, trazendo-nos a narrativa de Lucas. Este evangelista é especialista em descrever para nós o nascimento de João Batista e também de Jesus de Nazaré. O evangelista da infância de Jesus.

Uma festa que enche o nosso coração de pura esperança, apesar do show de horrores que a história contemporânea registra nos dias atuais. Ainda ontem, o noticiário foi inflado pela prisão do ex-ministro da Educação do atual governo, o “terrivelmente evangélico”, o senhor Milton Ribeiro. Preso pela Polícia Federal em Santos, fazendo parte de uma operação que investiga a prática de tráfico de influência e corrupção na liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No ano em que refletimos sobre as mazelas educação brasileira, através da Campanha da Fraternidade – Tema: Fraternidade e Educação
Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), o órgão responsável pelas diretrizes da educação brasileira, funcionando como um balcão de negócios escusos, com a participação de alguns pastores evangélicos. Triste e deprimente!

Todavia, o sonho de Deus se faz no impossível da história. Quando o impossível acontece, é a mão de Deus mesmo que está regendo as nossas ações. A realidade nua e crua da existência humana, ganha um novo sentido em Deus. Sonhar o nosso sonho é apostar na realidade que ele pode nos trazer, não contando somente com as nossas forças, mas principalmente com a força que vem do alto e a força da nossa união. Não nos esqueçamos de que trazemos o Espírito Santo de Deus em nós. Somos assim os sonhos que sonhamos juntos ainda que acordados. Sonhar sempre e acreditando nos nossos sonhos! Como nos dizia Steve Jobs (1955-2011): “Cada sonho que deixamos para trás, é um pedaço do nosso futuro que deixa de existir”. (Steve Jobs)

Em João Batista Deus sonhou alto. Nascido no berço de uma família anciã, sua mãe era também estéril. Impossível em todos os níveis em ser a “gestadora” do sonho profético que veio fechar um ciclo. Não fosse a ação de Deus, o sonho de Isabel em ser mãe, não seria concretizado, e ela, com o velho Zacarias, já estavam conformados em não serem portadores da semente da vida. A geração da família morreria ali. Quando o impossível acontece, o possível racional sai de cena, dando lugar ao sonho possível do sonhar de Deus. Os sonhos não morrem nunca! Nós é que deixamos de acreditar e apostar neles e que eles estão vivos dentro de nós. Como diria sabiamente nosso Chico Xavier: “Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente”.

Em João Batista o sonho de Deus se fez mais que acordado ainda. Ele vem subverter todo o processo a partir de então, a começar de seu próprio nome que quer dizer: Deus tem piedade. O jeito revolucionário de Deus fecha em João Batista o ciclo da Antiga Aliança, abrindo a perspectiva da Nova Aliança com a chegada do Messias. Com o Verbo adentrando a realidade humana, uma nova historia é inaugurada, sendo João este instrumento nas mãos de Deus: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!” (Mc 1,3) João, a radicalidade evangélica em pessoa. Ele não somente anuncia a vinda do Messias, que vai provocar uma grande transformação, mas vive intensamente aquilo que acredita, tanto que prenuncia: é preciso estar preparado, purificando-se e mudando o modo de ver a vida e de vivê-la. O sonho de Deus chegou até nós! Deus, a morada do impossível!

João é o último sonho profético do Antigo Testamento. Com ele, as cortinas do tempo se fecham para o acontecimento da nova realidade na pessoa de seu primo Jesus. João tem a humildade suficiente para sair de cena e deixar que a nova realidade seja inaugurada: Jesus que sonha o sonho de outro caminho em Deus. O caminho sonhado em Jesus é a nova pedagogia que ensina a fazer a história dos pobres que buscam um mundo mais justo e mais humano. Sonhando o sonho de Deus, Ele traz o projeto para uma ordem nova, a libertação que leva as pessoas à relação de partilha e fraternidade, substituindo as relações de exploração e dominação. Em Jesus o sonho impossível acontece, manifestando a força libertadora de Deus, afugentando o medo e formando um povo sonhador das coisas de Deus. Sonhar juntos o sonho de Deus de um mundo para todos. Sonhar como Deus sonha. Sonhar acreditando no sonho que vai ser realidade. Sonhar o sonho de Deus que dorme dentro de nós. Sonhar juntos com o poeta Mário Quintana, “Sonhar é acordar-se para dentro”.