24ª SEGUNDA-FEIRA TC – B: S. João Crisóstomo (bispo, Turquia, séc. 4-5)

Lucas 7,2.6-7.9: “Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte… Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: – Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado… Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: – Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”.

Jesus, a nossa fé no senhor pode manifestar-se de muitas maneiras, mas certamente, aquela que mais lhe agrada é a confiança na sua palavra. Esse oficial romano, que não possuía a fé do povo judeu, demonstrou confiança e humildade, que deixou o senhor admirado, dando-lhe um elogio que ia além da fé do seu povo. Senhor, a confiança é a essência de toda oração. Quem é arrogante, jamais consegue orar, porque não se reconhece nem menor do que os outros nem indigno de alguma graça. Julga-se no direito de ser atendido em tudo o que deseja, principalmente se tem alguma posição de autoridade social. Mais do que uma cena, esse oficial nos deixou uma forma de oração, que repetimos constantemente. E é exatamente quando reconhecemos que não somos dignos de que entre em nossa casa, que o senhor faz questão de vir morar em nossos corações através da santa comunhão, fazendo de cada um de nós uma morada viva da sua presença. Senhor, já que não bastou a sua Encarnação, para estar no meio de nós, mas inventou ainda a Eucaristia para morar dentro de nós e nos tornar dignos da sua presença, cure o nosso coração de todo orgulho e de qualquer arrogância. Faça-nos ser humildes para confiar totalmente na sua palavra, a única que nos conduz pelo caminho da verdadeira vida. Seja o seu Evangelho a nos dar a segurança da cura e da libertação integral, na medida em que nos transforma em discípulos e missionários da sua Igreja.
Maria santíssima, a senhora confiou e se entregou totalmente à Palavra de Deus. Ensine-nos a ser pequeninos diante do seu Filho e que a nossa oração seja sempre humilde e cheia de confiança. Amém!

Padre José Ulysses Silva, C.Ss.R. Diretor da Academia Marial