Lucas 4,38-39.43: “Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los… Mas, Jesus disse: – Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.”

Jesus, o seu jeito de evangelizar continua sendo o modelo a ser imitado por todos nós. O senhor costumava pregar nas ruas, nas praças e nas sinagogas. Entrava nas casas das famílias para curar algum enfermo, e para tomar alguma refeição com elas. As pessoas da cidade, vendo os sinais maravilhosos que realizava, queriam retê-lo somente para si. Mas o senhor lhes disse que viera para anunciar o Reino de Deus a todos os lugares e a todos os povos. Ninguém tinha o direito de possuí-lo e de impedi-lo de pregar e de levar a salvação a outras regiões. E é interessante notar que a sogra de Simão Pedro, curada pelo senhor, nos mostrou como sermos gratos pelas graças recebidas. Ela se levantou, e imediatamente pôs-se a servir quem estava em sua casa. Assim, aprendemos duas lições importantes. A primeira é que a gratidão que devemos ao senhor, deve ser provada pelo serviço que prestamos com gosto e com generosidade aos outros. A segunda é que a comunidade dos seus seguidores, ou seja, a Igreja, da qual somos membros, jamais pode se tornar um clube fechado de pessoas que guardam a salvação só para si. Senhor, que sejamos uma Igreja sempre em saída missionária, que não se acomoda em suas celebrações e encontros, mas vive o ímpeto missionário de levar para fora o serviço da caridade e o anúncio da Palavra. É este o selo de autenticidade evangélica dos seus verdadeiros seguidores, que pisam de fato sobre os seus passos.
Maria de Nazaré, esposa de José, coloque em nossos corações a sua inquietação de sair, logo após a anunciação, ao encontro de Isabel.

Padre José Ulysses da Silva, C.Ss.R.