Lucas 4,16-19,21: “Veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor’… Então começou a dizer-lhes: – Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

Jesus, em Nazaré, o senhor proclamou qual seria a sua missão como Messias, nosso Salvador. Não viera para salvar instituições religiosas, políticas, culturais, mas sim, o ser humano, homem e mulher, de todos os lugares e de todos os tempos. Estava ungido pelo Espírito Santo para dar uma boa notícia às pessoas pobres, cativas, cegas e oprimidas. Eram os que sentiam necessidade de Deus; os que estavam encarcerados em seus pecados e em suas doenças, ou presos injustamente; os que desejavam a recuperação da luz dos olhos e da luz da fé; e os que queriam ser libertados das opressões políticas, econômicas e religiosas do mundo. O senhor viera cumprir plenamente tudo o que os profetas haviam prometido da parte de seu Pai. Era o anúncio de uma redenção abundante, que iria se irradiar para toda a humanidade. No entanto, sentiu o preconceito e a rejeição do próprio povo da sua cidade, que chegou a ameaçá-lo de morte. Senhor, seu anúncio continua ecoando em todo o mundo e atraindo gente de todos os cantos da terra. Hoje, são muitos os que recorrem ao senhor ou até manipulam o seu nome, mas são poucos o que estão dispostos a se comprometerem com a libertação anunciada nesse Evangelho e realizada pelo senhor. Senhor, livre-nos de imitar os seus conterrâneos, porque queremos seus discípulos-missionários, para continuar a missão que o senhor assumiu, ao proclamar a profecia de Isaías. Que toda a nossa Igreja seja profética e libertadora, prossiga a sua missão e construa comunhão fraterna aqui na terra para participar da comunhão dos santos no céu.
Maria santíssima, Mãe da Igreja, ajude-nos a pisar sobre os passos do seu Filho, nosso Caminho, Verdade e Vida, para que haja vida em abundância para todos. Amém!

Padre José Ulysses Silva, C.Ss.R