Lucas 4,31-35: “Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio que gritou em alta voz: – Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus! Jesus o ameaçou, dizendo: – Cala-te, e sai dele! Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum.”

Jesus, como entender hoje em dia essas manifestações do demônio, que encontramos no Evangelho? Naquele tempo, a ciência médica e psicológica ainda era limitada demais, o povo tinha sabedoria, mas pouca ciência, e costumava colocar sempre Deus ou o demônio como causa direta do bem e do mal que encontrava no mundo. Assim, acreditava que as doenças, os desequilíbrios mentais, as maldades, eram causados pela possessão diabólica. O importante era que o senhor libertava essas pessoas de suas doenças e as devolvia curadas às suas famílias e à comunidade. Senhor, apesar de toda a nossa ciência atual, nós cremos que existe um mistério do mal presente no mundo, que o conduz à maldade, às violências, às injustiças e às guerras, mantendo estruturas desumanas que roubam o direito de viver com dignidade da maioria dos seres humanos. Ele se coloca contra o senhor e o seu projeto de humanidade e de fraternidade, que deveria nos unir a todos como filhos e filhas de um mesmo Deus e Pai. Aquele possesso de Cafarnaum representava todos os que até hoje rejeitam o Reinado de Deus, mesmo reconhecendo-o como o santo de Deus. Senhor, ainda hoje são muitos os que proclamam o seu nome, mas rejeitam o seu Evangelho. Livre-nos dessa força do mal, que sempre nos tenta e nos atrai para o lado desse mundo diabólico. No campo do mundo, ajude-nos a ser trigo que alimenta, e não joio que abafa e mata o trigo. Nós pertencemos ao senhor, porque desde o dia do nosso batismo fomos registrados em seu nome. Encha os nossos corações com a luz e a força do Espírito Santo, para que renovemos a face da terra.
Maria santíssima, a senhora é a Imaculada Conceição, interceda sempre por nós, não nos deixe cair em tentação e livre-nos do mal. Amém!

Padre José Ulysses da Silva, C.Ss.R.