Jonival Ferreira Côrtes (Goiano) é formado em filosofia e em História, com mestrado em História e doutoramento em Educação. Leciona por gosto e dedicação, além de profissional de Recursos Humanos com larga experiência, tanto na iniciativa privada como na pública.

Atuou como professor de graduação por trinta e cinco (35) anos, hoje trabalha como coordenador pedagógico da escola Alberto Medaljon em Campinas e como professor de pós-graduação.

O Goiano ou Côrtes, como era chamado no seminário, nasceu em Porangatu – GO, mas foi em Goiânia que iniciou sua atuação nas comunidades de jovens da Matriz de Campinas (Matriz Nossa Senhora da Conceição).

É o filho mais velho de uma família de nove (9) irmãos, sendo que três já são falecidos. Tem duas filhas e 26 sobrinhos e sobrinhas.

Sua atuação nas comunidades de jovens em Goiânia, o levou ao seminário São José e de lá foi enviado para Tietê – SP, onde conheceu o significado de uma vida religiosa em comunidade. Foram os tempos mágicos do Seminário Santa Teresinha.

Em 1979, iniciou seus estudos no curso de Filosofia em Campinas, onde vive até hoje.

No seminário São Clemente em Campinas fez parte do grupo chamado “Pueblinha II”, que saiu para fazer a experiência de vida e trabalho na periferia da cidade (Jardim Nilopólis), deixando depois o seminário, mas manteve sua atuação na comunidade Cura D’Ars e nos movimentos sociais e políticos. Em virtude disso, ocupou alguns cargos na administração municipal, inclusive o de secretário municipal e coordenador do gabinete do prefeito.

Participou dos encontros liderados pelo Padre Hélio de Pessáto Libardi em Tietê e fez parte da última diretoria da UNESER como diretor de comunicação. Nesta diretoria lidera a equipe como Presidente.

Hobbies: Caminhadas de peregrinação
Leitura: É um leitor compulsório.  Está relendo As confissões de Santo Agostinho e Teorias da Aprendizagem.
Artigos: Possui publicações em revistas acadêmicas, capítulos de livros e livros.
Esporte: É torcedor do SANTOS e do VILA NOVA de Goiás o melhor time vermelho do mundo!
Complementos de lazer: É apaixonado por viagens, comidas e vinhos
Devoção: É devoto de Santa Teresa e de São Sebastião, além dos Santos Redentoristas.

 

fotografia: Ana Maria Ferreira Côrtes