Apascenta Minhas Ovelhas” – JO 21,16.

Irmãos e irmãs,

Saudações no Redentor!

           Fui nomeado bispo coadjutor de Borba no dia 24 de fevereiro de 2016. No dia 02 de abril fui ordenado bispo, na Igreja de Aparecida em Manaus, pelo arcebispo emérito de Manaus, Dom Luís Soares. Escolhi como lema de minha vida como bispo: “Apascenta Minhas Ovelhas” JO 21,15. Em maio do mesmo ano fui acolhido em Borba e tive um tempo para conhecer, visitar e planejar alguns projetos para a Prelazia. Em setembro de 2017 assumi como bispo titular da Prelazia Apostólica de Borba e encontrei uma Igreja extremamente missionária.

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, C.Ss.R., Bispo na Diocese de Borba, Amazonas.

           Na celebração de posse convoquei nossas lideranças para uma assembleia avaliativa no mês de novembro de 2017. Nesta ocasião, apresentei os seguintes projetos para nossa querida Igreja local:

  • A criação de um diretório pastoral;
  • Instituição de uma escola de Teologia para a formação dos futuros diáconos permanentes;
  • Abertura do seminários propedêutico;
  • Descentralização – Dividir a prelazia em quatro(4) foranias;
  • Um Plano pastoral para 4 anos;
  • A Ereção de duas paróquias e algumas Áreas Missionárias e Pastorais;
  • Logo, temos 08 paróquias, 3 Áreas missionárias e outras áreas pastorais.

           No segundo ano de meu episcopado ordenei dois padres, filhos desta terra e acolhi outros vindos da igreja irmã e dioceses amigas. Com isso, hoje posso contar com 15 padres entre diocesanos e religiosos, 14 religiosas e 07 diáconos permanentes.

           Estamos vivendo um tempo de muita esperança. Um tempo novo marcado por luzes e sombras. Como enfrentar? O sínodo para a Amazônia nos ajudou a sonhar com novos caminhos para a Igreja. Então, vamos avante, pois o caminho aqui na prelazia se faz através das águas do rio madeira e outros…

           Outro elemento que a Igreja na Amazônia nos possibilita, é a purificação do nosso olhar. Ou seja, a Igreja nos orienta a olharmos para a missão da seguinte maneira: Um olhar Cuidadoso, Um olhar amoroso e um olhar esperançoso.

            É gratificante como bispo redentorista dizer a este povo por aqui, que no Senhor é Copiosa a Redenção.

           A todos e todas um abençoado natal e um ano novo sem pandemia.

Fraterno abraço! 

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Cssr

Bispo de Borba – AM