Segunda feira da segunda semana da quaresma.

Francisco (Chico) Machado. Missionário e escritor.

Seguimos na nossa caminhada dos quarenta dias que nos separam da Páscoa do Messias, Verbo encarnado em nossa realidade humana. Tempo oportuno para fazermos uma revisão de vida, à luz do Evangelho, para melhor adequar a nossa vida ao Projeto de Deus revelado em e por Jesus. Seguir na mesma pegada d’Ele requer um compromisso inadiável de nos empenharmos por fazer acontecer entre nós o Reino sonhado por Deus para os seus. Supõe mudança de vida, de atitude, no modo de pensar e agir neste mundo para que possamos assim, sermos seguidores de Jesus de Nazaré.

Na quaresma sempre fazemos alusão ao caminho percorrido pelo povo hebreu, libertando-se da escravidão no Egito, em busca da Terra Prometida. Quarenta anos percorreu aquele povo em meio ao deserto, passando por todas as formas de provações. Caindo e levantando, em busca do sonho maior de ter a sua terra. Alguns exegetas afirmam que Moisés foi estratégico ao entrar deserto afora, pois acreditava ele, que era necessário morrer uma geração, acostumada que estava com o regime escravagista, que não seria capaz de viver uma realidade de plena liberdade, sem reproduzir aquele sistema de 400 anos de escravidão (cerca dos séculos XIII e XII a. C.).
Tal estratégia custou ao líder israelita o sonho de adentrar a Terra Prometida, uma vez que morreu antes de lá chegar.

Rezei nesta manhã fazendo o reencontro com os meus anfitriões da natureza. Uma dezena deles em oração comigo, acordando o dia preguiçosamente. Salmodiamos o Deus Criador em forma de cânticos. Cada um deles na sua toada e eu soletrando na memória a letra da Oração de São Francisco de Assis, que tinha tudo a ver com aquele momento. Tendo como testemunhas apenas o sol, despontando sobre o Araguaia, e a brisa suave do vento, fazendo as minhas companhias saltitarem de galho em galho. Deus mesmo se fazendo presente neles, mostrando, a sintonia perfeita que há entre a nossa mãe natureza e a humanidade, apesar de tantos maus tratos promovidos por alguns dos nossos semelhantes. Bem fez o “Povorello de Assis” que soube captar magistralmente esta sintonia na sua convivência com os animais, chamando-os todos de irmãos seus.

https://www.youtube.com/watch?v=99_GuzIkiUM

Certamente São Francisco de Assis, ao escrever esta bela canção, tenha se inspirado no texto do evangelho de hoje (Lc 6,36-38). Apenas três versículos que faz uma síntese perfeita de como deve ser a conduta do cristão na convivência de suas relações diárias com as demais pessoas. Numa sociedade extremamente desigual e marcada pelos conflitos de interesses, onde o ter se sobrepõe ao ser; a gratuidade dá lugar à ganância, ao lucro e a avidez, onde somos desafiados a agir com o sentimento nobre da misericórdia. Palavra de origem latina, formada pela junção de “miserere” (ter compaixão), e “cordis” (coração). “compartir com o coração”, ou seja, ter em nós a capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa está sentindo, aproximando os nossos sentimentos dos sentimentos de outrem. Exercitar em nós a capacidade de sermos solidários com as pessoas, sobretudo aquelas que estão sofrendo.

A misericórdia vem sempre acompanhada de outros dons: perdão, acolhida, generosidade, ternura e amorosidade. Todos estes dons encontram-se na pessoa de Jesus, que veio também nos revelar a face de um Deus extremamente misericordioso para com os seus. Um Deus sempre pronto a perdoar, o fazendo na gratuidade do seu jeito de ser, que toma a iniciativa de vir até nós, mesmo que não sejamos merecedores desta graça divina. A amorosidade e a ternura de um Deus que nos trata como filhos e filhas diletos seus, apesar das nossas costumeiras infidelidades. Se Deus é assim para conosco, significa que também devemos ser desta forma para com as demais pessoas. Amorosidade em Deus e também no seu Filho, ao qual devemos ser com Ele da mesma forma como São Paulo já nos dizia: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fil 2,5).

Gratuidade nas relações, eis o nosso maior desafio de cristãos seguidores de Jesus. A vida em sociedade é feita de relacionamentos de interesses e reciprocidade, que geram lucro, poder e prestígio. A proposta feita pelo Evangelho vem revolucionar o campo das relações humanas, mostrando que, numa sociedade justa e fraterna, as relações devem ser gratuitas, à semelhança do amor misericordioso do Pai para conosco. Não julgar para não sermos julgados. Deus nos julga com a mesma medida que usamos para com as outras pessoas. O rigor do nosso julgamento sobre nós mesmos e também sobre o outro, mostra que desconhecemos a nossa própria fragilidade e a nossa condição de pecadores diante do Deus da vida plena. Que sejamos gratuitos na forma de exercer a nossa amorosidade.