A noite de 6 de setembro de 2021 dará início ao Ano Novo Judaico de 5.782

1.   Lembrete anual.   A palavra hebraica Rosh (ראש) significa primeiro / cabeça / começo e Hashanah (השנה) significa o ano. A raiz da palavra hebraica Shanah é “repetir” e “mudar”. Rosh Hashanah constitui um lembrete anual da necessidade de melhorar o comportamento de alguém por meio de um estudo sistemático dos valores morais, aprendendo com a experiência e evitando erros do passado. Rosh Hashanah inaugura os Dez Dias de Arrependimento, que são concluídos em Yom Kippur (o Dia da Expiação).

O Novo Ano Judaico (lunar) é o único feriado judaico, que é celebrado no aparecimento (mensal) de uma lua nova, indo da escuridão relativa a uma lua totalmente iluminada no meio do mês.

2.   Humildade.   Rosh Hashanah é celebrado no 6º dia da Criação, quando o primeiro ser humano, Adão, foi criado. Adão é a palavra hebraica para ser humano (אדמ), que é a raiz da palavra hebraica para “solo” (אדמה). Além disso, a letra hebraica ה é uma abreviatura de Deus, o Criador. Assim, a data do Ano Novo Judaico destaca a centralidade do solo – uma metáfora para a humildade – na vida humana.

3.   Gênesis.   As letras hebraicas de Rosh (ראש) constituem a raiz da palavra hebraica para Gênesis (בראשית), que é a primeira palavra no livro de Gênesis. Rosh Hashanah é celebrado no primeiro dia do mês judaico de Tishrei – “o mês dos Fortes” (Livro dos Reis A, 8: 2) – quando os três Patriarcas Judeus (Abraão, Isaac e Jacó) e o Profeta Samuel nasceram. Tishrei significa início / Gênesis na antiga Acadian. As letras hebraicas de Tishrei (תשרי) estão incluídas na grafia do Gênesis (בראשית). Além disso, a grafia hebraica do Gênesis (בראשית) inclui as duas primeiras letras do alfabeto hebraico (אב), uma letra do meio (י) e as últimas três letras (רשת) – representando a totalidade da Criação.

4.   O Shofar  (um chifre de carneiro ritual). Rosh Hashaná é anunciado e celebrado de maneira humilde e determinada, com o toque do (humilde) Shofar. O som do Shofar costumava alertar as pessoas sobre desafios físicos (por exemplo, ataques militares). Em Rosh Hashanah, alarma as pessoas para os desafios espirituais, enquanto abre o caminho potencial para a salvação. Serve como um alerta para a necessidade de purificar o comportamento.

O Shofar representa “paz através da força”, conforme demonstrado pelo carneiro pacífico, que é equipado com chifres poderosos e dissuasivos. Nos tempos antigos, o toque do Shofar era empregado para anunciar o (50º) ano do Jubileu – o modelo bíblico de liberdade. O Jubileu  inspirou o conceito de liberdade dos Pais Fundadores dos Estados Unidos, conforme inscrito no Sino da Liberdade: “Proclame a liberdade em toda a terra e a todos os seus habitantes” (Levítico 25:10). O Jubileu Bíblico também  inspirou o movimento abolicionista e antiescravista dos Estados Unidos .

A palavra inglesa Jubilee é derivada da palavra hebraica Yovel, um sinônimo para Shofar. A grafia hebraica para Shofar שופר)) é um derivado do verbo para realçar שפר)), estimulando as pessoas a persistirem na viagem eterna de um comportamento melhorado. O shofar é feito de chifre de carneiro, que é um animal pacífico equipado com chifres fortes para afastar predadores, assim como mães protegem crianças. Assim, as orações de Rosh Hashanah destacam a força das Matriarcas Bíblicas: Sarah, Rachel e Hanna, que deram à luz a Isaac, Joseph, Benjamin e Samuel, respectivamente. Rosh Hashanah é conhecido como “A Gravidez do Mundo” (Harat Olam em hebraico), destacando a maternidade, a gravidez das Matriarcas Bíblicas e o otimismo baseado na realidade.

5.   Comemoração. Os 100 toques do Shofar durante o Rosh Hashanah – também chamado de “O Dia do Toque do Shofar” (Yom Te’rooah) – comemoram:

  • A criação de Adão, o primeiro ser humano;
  • O quase sacrifício de Isaac, que foi impedido pelo anjo de Deus e um carneiro;
  • O recebimento dos Dez Mandamentos no Monte Sinai;
  • A queda das paredes de Jericó ao reentrar na Terra de Israel, o que foi facilitado pelo sopro de chifres de carneiro;
  • Guerra do juiz Gideão contra os midianitas, que incluía o sopro de chifres de carneiro;
  • A reafirmação da fé em Deus Criador (“In God We Trust”).
  • Do desânimo (a destruição dos dois Templos Judeus e os exilados resultantes) ao otimismo realizado (a reunião dos judeus na Terra de Israel);

Os 100 toques do Shofar são divididos em três séries, comemorando os três Patriarcas (Abraão, Isaac e Jacó), as três partes do Antigo Testamento (a Torá, Profetas, Escritos) e os três tipos de seres humanos (piedosos, medíocres , mal).

De acordo com o Rei Salomão, “um cordão trançado não se quebra facilmente (Eclesiastes, 4:12).”

Desejo a você um ano saudável, desafiador e gratificante.

fonte:

 Embaixador (Aposentado) Yoram Ettinger | The Ettinger Report

foto: https://www.bing.com/images/divulgação